Dicas de como plantar orquídeas em casa

Orquídeas Lindas em Vasos

COMPARTILHE :)

Cultivar orquídeas é mais fácil do que muita gente pensa, mas é preciso ter paciência, já que elas demoram um ano para florescer. Trouxemos neste post dicas de como plantar orquídeas em casa para você aprender direitinho e poder plantar também em seu lar.

Dicas de como plantar orquídeas

As orquídeas podem combinar tanto com o jardim de sua casa, como numa área da sua sala, terraço, quarto ou varandinha. Só não esqueça dos banhos de sol em horários em que o sol não esteja muito quente.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Whats

Dicas de como plantar orquídeas em casa

Veja as dicas que separamos para você aprender melhor como plantar orquídeas em casa. Elas perfumam e dão ao ambiente um ar mais charmoso e clássico. Plante as suas também e deixe sua casa muito mais linda com estas flores maravilhosas que são as orquídeas.

Dicas de como plantar orquídeas

Orquídeas epífitas

Estas orquídeas epífitas desenvolvem presas em árvores. Elas são tão delicadas que não roubam das árvores nenhum nutriente. As raízes são utilizadas apenas para fixar a plantinha no caule das árvores.

Não pegue plantas das matas

As orquídeas já foram muito maltratadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos, que as coletam sem ter nenhuma responsabilidade. Procure adquirir as suas orquídeas de empresas que são produtoras de mudas ou de orquidófilos (lugares especializados em orquídeas) com plantas disponíveis.

Dicas de como plantar orquídeas

Escolha orquídeas da sua região

Já que as orquídeas florescem em uma ou duas vezes ao ano, é mais bacana possuir várias espécies diferentes. O ciclo de floração tem tudo para diferente também. Coletar várias ao mesmo tempo vai aumentar as chances de ter uma plantinha florida sempre, embelezando o ambiente e inspirando a todos.

Escolha o que vai plantar e cultivar dando prioridade às espécies de orquídeas que crescem em sua região. Se você mora em Pernambuco, por exemplo, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

Irrigação para fazer nas orquídeas

Procure deixar o vaso sempre úmido, mas de forma alguma encharcado. A orquídea tem mais facilidade para morrer com excesso da água do que pela falta dela. A dica é não colocar pratinho com água embaixo do vaso, para que as raízes não apodreçam.

É só molhar muito em duas ou três vezes por semana, de forma a deixar a água escorrer totalmente. Depois, nos outros dias, vaporize as folhas da sua plantinha de manhã cedinho ou então no final da tarde, isso quando a planta não estiver sob a luz do sol.

Dicas de como plantar orquídeas

Luminosidade

Você deve colocar as suas plantinhas em lugares que sejam irradiadas pelo sol em horário matinal (até as 9 horas) ou também no final da tarde (depois das 16 horas), ou seja, quando o sol estiver fraquinho e não muito forte. Caso a sua planta não receba a luz do sol, ela não vai florescer.

As orquídeas também podem ser fixadas no tronco de árvores, mas estas não podem ter uma fazer muita sombra, como as mangueiras. O único problema é que quando elas florescerem, não poderão ser levadas para dentro do seu lar. É altamente recomendável, inclusive, manter os vasos o máximo possível na mesma posição e também local.

Ventilação

As orquídeas precisam viver em locais arejados. Mas evite uma ventilação muito forte, pois pode derrubar os vasos e assim danificar as suas plantinhas.

Dicas de como plantar orquídeas

Adubação de orquídeas

Para adubar sua plantinha adequadamente, use um desses adubos foliares (líquidos). Para encontrar, é só ir na seção de jardinagem de um supermercado ou em casas especializadas no assunto. Adicione algumas gotas numa certa quantidade de água. Você vai utilizar esta solução através da vaporização com um pulverizador.

Molhe também a parte inferior das folhas da sua planta, pois é aí que estão os estômatos, absorvendo água e nutrientes para a orquídea.

Veja também

Como plantar mandioca passo a passo

Plante limões e perfume sua casa

Ideia para reaproveitar jarros quebrados

Doenças e pragas em orquídeas

Cultivando as plantas da forma certa, elas vão estar bem mais resistentes a pragas e doenças. Caso não haja excesso de umidade, por exemplo, é muito difícil que fungos a ataquem. Mas de qualquer maneira, é bom prevenir-se. Um dos grandes vilões do plantio de orquídeas são as cochonilhas.

São pequenos organismos que ficam sugando toda a seiva da plantinha, fazendo com que isto possa matá-la, caso não forem combatidos. Se você possui poucas plantas, dá até para catá-los, um a um, antes que eles se proliferem. Para o caso de uma coleção maior, poderá haver a necessidade de correr para os defensivos.

Sempre dê preferência para as fórmulas naturais, porque os produtos químicos industrializados podem ser tão nocivos às plantas quanto as pragas que você quer exterminar.

CURSO DE SUCULENTAS OLINE

Dicas de como plantar orquídeas

Catalogue suas orquídeas

Se você tiver uma coleção de médio ou grande porte, é bom colocar um código sinalizando cada orquídea. Assim você facilita a identificação. Quem planta muitas orquídeas geralmente tem alguma dificuldade em lembrar o nome de suas plantinhas.

Até porque quase todas as orquídeas tem nomes em Latim ou latinizados. As orquídeas raramente têm nomes populares e isto dificulta lembrar de todos os nomes. Tente desenvolver o hábito de escrever anotando a data da floração de cada uma de suas plantas.

Caso a orquídea não volte a aparecer na mesma época outro ano que chegou, pode ser um sinal de que a planta esteja com alguma enfermidade. Examine as condições de irrigação, luminosidade, ventilação e tudo que pode estar prejudicando o desenvolvimento de sua plantinha.

Fotos de Orquídeas Lindas

Orquídeas Lindas em Vasos

Fotos de Orquídeas Maravilhosas

Orquídeas Lindas em Vasos

Orquídeas Lindas em Vasos

Orquídeas Lindas em Vasos

Fotos de Orquídeas Maravilhosas

Orquídeas Lindas em Vasos

Orquídeas Lindas em Vasos

Orquídeas Lindas em Vasos

É cada orquídea mais linda que a outra. Cultive as suas também tomando os cuidados e precauções necessárias. Afinal, a orquídea é uma planta realmente especial.

Mais Dicas para Orquídeas

Veja mais uma seleção super legal com posts que podem te interessar com orquídeas maravilhosas. Certamente você vai adorar as ideias!

→ plante orquídeas no coco

Você pode plantar orquídeas dentro de um coco também! Fica lindo. Você simplesmente vai amar essa ideia. Pode apostar! :)

→ jardins lindos com orquídeas

Você pode se apaixonar também por essas ideias lindas para plantar orquídeas. São dicas e sugestões muito lindas também para te inspirar na hora de plantar as suas. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Fonte: orquidofilos.com

Imagens: florazimermann.com.br, ikebanafloricultura.com.br, lagosnoticia.com.br, blog.giulianaflores.com.br, thegardenglove.com, elo7.com.br/papoulapurpura, http://1888orchids.blogspot.com, nature-at-work.co.uk, hearthomemag.co.uk, pinterest.com & docesara.tumblr.com

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Whats

 

1 Comentário

  1. Ótimas dicas! em especial em relação a água, muitas pessoas se preocupam em irrigar demais a planta o que pode favorecer o apodrecimento das raízes.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*