Sem dúvida a cebolinha é um dos temperos mais requisitados na cozinha brasileira. Pois além de saboroso tem um fácil cultivo e é super saudável. Por isso trouxemos este tutorial de como plantar cebolinha passo a passo. Vem ver com a gente.
A cebolinha é parente da cebola, alho, alho-poró e por isso tem um sabor característico tão apreciado por todos. Cai bem em pratos frios e quentes. O seja, de saladas e cozidos ela tem um lugar garantido.
Este é mais um tutorial da coletânea de 14 hortaliças para plantar e colher em menos de 2 meses. Um artigo especial para quem gosta de plantar e tem pressa de colher rapidamente os resultados.
⟶ Veja aqui a postagem especial que preparamos com este tema
Outra característica legal da cebolinha é que ao ser plantado em uma horta ela ajuda a combater pragas. Isso mesmo, suas folhas e raízes manténs distantes alguns insetos e bactérias indesejadas.
Além disso seu cultivo é super simples, como veremos a seguir, não exigindo grande esforço para se ter ótimas colheitas.
Como plantar cebolinha
Veja a seguir as dicas divididas em etapas para você aprender tudo sobre como plantar cebolinha em casa. Sem dúvida você vai adorar.
Clima e sol
A cebolinha comum precisa de pelo menos 4 horas de sol, porém algumas variedades mais raras podem ser plantadas em locais com menos luz. Um das variedades que suportam um regime de sol menos forte é a cebolinha francesa, por isso ela é a ideal para apartamentos.
Mesmo gostando de sol, a cebolinha também não suporta temperaturas muito altas, pois suas folhas são delicadas e perdem água facilmente em climas mais extremos.
A temperatura ideal para se plantar a cebolinha fica entre 18 e 25°, podendo variar um pouco a temperatura para mais ou para menos.
O solo
O solo precisa ser rico e úmido, porém drenado, como ocorre para a maioria das hortaliças. Por isso o ideal é plantar em canteiros elevados e manter o solo sempre regado ou irrigado periodicamente. Sempre avalie a necessidade de adicionar mais água para não encharcar a cebolinha.
O plantio: Como plantar cebolinha
Você deve escolher entre fazer o plantio direto colocando as sementes direto no local definitivo ou fazer a germinação das sementes para depois transplantar. Em ambos os casos dá super certo e vai depender da sua paciência.
A profundidade do solo par ao plantio é de 15 cm, portanto pode ser facilmente adaptado a vasos e jardineiras. Porém não deixe de conferir a drenagem dos recipientes.
Em seguida escolha um substrato ideal para a cebolinha, que deve ser uma mistura de 3 partes de matéria orgânica para 1 parte de areia.
Você também pode replantar cebolinhas compradas, pois basta replantar os bulbos com as raízes que elas renascem aos pocos, é simples e muito econômioco. Experimente em sua casa.
Afofe bem o substrato para deixar a terra aeradas e facilitar o crescimento das raízes da cebolinha.
Experimente também realizar o plantio em consórcio com outros temperos como alecrim, coentro e salsa.
Colheita
Já em 50 ou 60 dias é possível colher. Você pode retirar apenas alguma folhas como pode colher todo o bulbo e replantar posteriormente. Não esqueça de reutilizar o bulbo.
É isso pessoal, espero que tenham gostado, não deixe de compartilhar com amigos e amigas. Além disso, comentem logo abaixo caso tenham alguma dúvida. Vamos amar ajudar vocês.
Vídeo de como plantar cebolinha em vaso
Para assistir veja este vídeo passo a passo que ensina como fazer o plantio de cebolinha em casa. Sem dúvida você vai amar.
Não esqueça de visitar nosso canal no YouTube, siga e curta os vídeos para receber notificações. Veja aqui.
Veja mais
Se você curtiu esta dica, então não deixe de ver todos os vegetais que escolhemos para compor esta coletânea super prática e diversificada para sua horta. certamente você vai amar.
⟶ Veja aqui 14 hortaliças para plantar e colher em menos de 60 dias
A cebolinha é ideal para desidratar e fabricar temperinhos. Então de posse de uma super colheita de cebolinhas, veja como desidratar conservar por muito mais tempo este vegetal.
⟶ Veja como secar ervas em casa para chás e temperos
Seja o primeiro a comentar