Como fazer tapenade de azeitonas

como fazer tapenade de azeitonas em casa
Mensagens para o Dia dos Pais

Você conhece o tapenade? Senão vem aprender a fazer uma das pastas mais deliciosas e fáceis de fazer. Se você curte azeitonas e alcaparras, certamente vai amar. Neste poste você vai saber como fazer tapenade em casa e suas variações. Vamos lá?

como fazer tapenade de azeitonas em casa

O tapenade é um antepasto ou patê originário da França, especifciamente de provença em sua porção mediterrânea. O que faz todo o sentido, pois o mediterrâneo é rico em azeitonas e azeite de alta qualidade. Não demorou muito para esta iguaria se difundir pela europa e pelo mundo.

como fazer tapenade de azeitonas em casa
como fazer tapenade de azeitonas em casa

O tapenade é uma pastinha deliciosa feita com azeitonas, alcaparras e outros ingredientes, batidos em um pilão ou processador. Com sabor forte e salgado, é uma antepasto perfeito para se comer com torrada, pães e tudo mais. Tradicionalmente também recebia anchovas em sua composição, no entanto a versão sem o peixe também é bastante difundida por ai.

como fazer tapenade de azeitonas em casa

Esta receita é bem simples e leva poucos ingredientes. Além disso é de fácil conservação, pois boa partes dos ingredientes são em conserva. Para fazer o tapenade indicamos processador, pois é importante que fiquem pedacinhos pequenos dos ingredientes e não o liquidificador. Se vocÊ tiver paciência, o pilão é uma boa, além de ser mais romântico.

Como fazer tapenade de azeitonas verdes

O tapenade é relativamente pouco conhecido, no entanto quem prova ama. Então é um ótimo produto para se destacar no mercado. Por isso se você vende comidinhas, especialmente conservas, considere comercializar o tapenade, pois é muito lucrativo e não exige muito tempo de preparo.

antepasto de azeitonas verdes
Exemplo de tapenade de azeitonas verdes verde

Ingredientes

  • 1 xícara de chpá de azeitonas verdes sem caroço
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 6 nozes
  • 1 dente de alho
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de caldo de 1 limão
  • folhas de manjericão a gosto

Como fazer passo a passo

Primeiramente retire os caroços, limpe o alho e as folhas de manjericão.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Deixe as noses hidratando em água por 2 a 3 horas. Em seguida remova descarte a água. Este passo visa facilitar na hora de triturar.

Em seguida basta adicionar tudo num processador e vá batendo sem triturar demais.

como fazer tapenade de azeitonas em casa

Como falamos antes, você tanto pode usar uma faca mezzaluna ou um pilão para fazer. No entanto não indicamos para fabricar grandes quantidades e se você não tiver muito tempo. Pois estes dois métodos demoram muito.

Guarde em um pote na geladeira e sele com um pouco azeite por cima da pasta. Deste modo dura meses sem estragar.

Use para entradas ou recheios de pães e até para incrementar aquela macarronada ao alho e óleo.

Como fazer tapenade de azeitonas pretas

Este é o mais tradicional e pode ser feito apenas com azeitonas pretas ou com uma mistura de verdes e pretas. O resultado é fantástico e eu simplesmente amo este antepasto.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroço
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 6 nozes
  • 1 dente de alho
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de caldo de 1 limão
  • folhas de manjericão a gosto

O modo de preparo é idêntico ao anterior e você pode experimentar outras formas de fazer. Assim como alterar os ingredientes.

Recentemente provei um tapenade que tinha uvas passas, o que deixa ele com sabor mais adocicado e leve. Ou seja, use como base e crie outras possibilidades para experimentar.

Gostou desta ideia? Então não esquece de compartilhar com seus amigos queridos e familiares. Certamente eles também vão adorar.

Veja mais

Veja a seguir mais excelentes ideias para você fazer para sua família ou comercializar. Sem dúvida você vai encontrar opções irresistíveis de comer e fabricar.

além do tapenade você pode fazer este maravilhoso pesto de manjericão. Sem dúvida o melhor antepasto de todos. Assim como o tapenade, esta receita tem uma ótima saída e pode ser vendida facilmente por valores que ficam acima de 100 reais o kg.

Curtiu a ideia? Então venha ver como fazer o melhor pesto de majericão de todos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*