Você conhece o tapenade? Senão vem aprender a fazer uma das pastas mais deliciosas e fáceis de fazer. Se você curte azeitonas e alcaparras, certamente vai amar. Neste poste você vai saber como fazer tapenade em casa e suas variações. Vamos lá?
O tapenade é um antepasto ou patê originário da França, especifciamente de provença em sua porção mediterrânea. O que faz todo o sentido, pois o mediterrâneo é rico em azeitonas e azeite de alta qualidade. Não demorou muito para esta iguaria se difundir pela europa e pelo mundo.
O tapenade é uma pastinha deliciosa feita com azeitonas, alcaparras e outros ingredientes, batidos em um pilão ou processador. Com sabor forte e salgado, é uma antepasto perfeito para se comer com torrada, pães e tudo mais. Tradicionalmente também recebia anchovas em sua composição, no entanto a versão sem o peixe também é bastante difundida por ai.
Esta receita é bem simples e leva poucos ingredientes. Além disso é de fácil conservação, pois boa partes dos ingredientes são em conserva. Para fazer o tapenade indicamos processador, pois é importante que fiquem pedacinhos pequenos dos ingredientes e não o liquidificador. Se vocÊ tiver paciência, o pilão é uma boa, além de ser mais romântico.
Como fazer tapenade de azeitonas verdes
O tapenade é relativamente pouco conhecido, no entanto quem prova ama. Então é um ótimo produto para se destacar no mercado. Por isso se você vende comidinhas, especialmente conservas, considere comercializar o tapenade, pois é muito lucrativo e não exige muito tempo de preparo.
Ingredientes
- 1 xícara de chpá de azeitonas verdes sem caroço
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 6 nozes
- 1 dente de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de caldo de 1 limão
- folhas de manjericão a gosto
Como fazer passo a passo
Primeiramente retire os caroços, limpe o alho e as folhas de manjericão.
Deixe as noses hidratando em água por 2 a 3 horas. Em seguida remova descarte a água. Este passo visa facilitar na hora de triturar.
Em seguida basta adicionar tudo num processador e vá batendo sem triturar demais.
Como falamos antes, você tanto pode usar uma faca mezzaluna ou um pilão para fazer. No entanto não indicamos para fabricar grandes quantidades e se você não tiver muito tempo. Pois estes dois métodos demoram muito.
Guarde em um pote na geladeira e sele com um pouco azeite por cima da pasta. Deste modo dura meses sem estragar.
Use para entradas ou recheios de pães e até para incrementar aquela macarronada ao alho e óleo.
Como fazer tapenade de azeitonas pretas
Este é o mais tradicional e pode ser feito apenas com azeitonas pretas ou com uma mistura de verdes e pretas. O resultado é fantástico e eu simplesmente amo este antepasto.
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroço
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 6 nozes
- 1 dente de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de caldo de 1 limão
- folhas de manjericão a gosto
O modo de preparo é idêntico ao anterior e você pode experimentar outras formas de fazer. Assim como alterar os ingredientes.
Recentemente provei um tapenade que tinha uvas passas, o que deixa ele com sabor mais adocicado e leve. Ou seja, use como base e crie outras possibilidades para experimentar.
Gostou desta ideia? Então não esquece de compartilhar com seus amigos queridos e familiares. Certamente eles também vão adorar.
Veja mais
Veja a seguir mais excelentes ideias para você fazer para sua família ou comercializar. Sem dúvida você vai encontrar opções irresistíveis de comer e fabricar.
além do tapenade você pode fazer este maravilhoso pesto de manjericão. Sem dúvida o melhor antepasto de todos. Assim como o tapenade, esta receita tem uma ótima saída e pode ser vendida facilmente por valores que ficam acima de 100 reais o kg.
Curtiu a ideia? Então venha ver como fazer o melhor pesto de majericão de todos
Seja o primeiro a comentar