O molho pesto é, sem dúvida alguma, um dos mais amados. Mesmo por aqueles que não gostam de verdura, pois o molho tem o aspecto verde característico. Veja como fazer molho pesto vegano super simples, rápido e barato
→ Veja mais receitas do nosso blog!
O molho pesto vegano tem três ingredientes base: o manjericão, o azeite e as castanhas. Com a combinação deles é possível criar um patê super aromático, porém existem alguns segredinhos que vamos ensinar agora.
Vantagens do pesto vegano
- Não precisa de fogo, ou seja, é um molho cru (independente de ser vegano ou não);
- Dura bem na geladeira se tomadas as precauções devidas;
- Combina com pães, biscoitos, massas em geral, verduras, legumes, saladas, etc. É muito versátil e todo mundo adora.
- É barato e tem um alto valor de venda, por isso é uma ideia super interessante para quem quer ganhar uma grana.
- Não precisa do queijo, deixando a receita mais leve e sem lactose para os intolerantes.
- Tem cara de condimento, porém é super saudável por usar azeite e vegetais em sua composição (não exagerar também, né!).
Receita de como fazer molho pesto vegano e dicas especiais
Ingredientes
- 2 molhos de manjericão desfolhado (aproximadamente 4 xícaras cheias);
- 1 xícara de azeite de oliva extra virgem;
- meia xícara de castanha do pará hidratadas (também pode ser de caju ou amêndoas);
- 2 dentes de alho sem o talo interno;
- 3 limões espremidos;
- sal à gosto.
Passo a passo de como fazer molho pesto
Inicialmente deixe as castanhas de molho por 4 horas, em seguida bata em um processador e reserve. Lave e seque bem as folhas do manjericão, pode deixar o talos das folhas, porém os talos mais grossos devem ser retirados.
Em seguida bata em um processador ou pilão. Não use liquidificador, pois o mesmo aquece as folhas deixando-as pretas. Um modo de fazer pequenas quantidades é usando processador manual que pode ser comprado em lojas da internet ou na sua cidade.
Este mini processador manual de corda cumpre bem a sua função, mesmo aparecendo simples e frágil.
Vá batendo as folhas por partes até dar conta de tudo, use o azeite para facilitar ainda mais. Na última batida acrescente o alho e bata mais ainda.
Finalmente misture todos os ingredientes em uma vasilha. A ideia de fazer as castanhas separadas é para evitar que o molho vire uma papa, uma vez que a característica ideal dele é ver os pedacinhos. Além disso, não sobrecarrega o processador.
→ Veja um pãozinho para servir com pesto
O pesto fica mais saboroso depois de 24 horas
Caso você tenha um processador, pode colocar tudo de uma vez e bater na velocidade mais lenta, pelo mesmo motivo que não usamos liquidificador.
Para armazenar basta colocar na geladeira e cobrir com um fio de azeite, isso garante que as folhas não ficarão em contato com o ar. Outro detalhe é que ele fia mais saborosos depois de 24 horas.
Como servir
O calor pode deixar o seu pesto com cor escura, quase preto. Pois isso o ideal é servir frio como entrada ou acompanhamento. Nas massas quentes, colocar após o cozimento e não durante. Assim as cores ficam mais lindas e o aroma ainda mais deliciosos.
Bom apetite!!!
imagens: www.culinaryhill.com & www.delish.com
Horrível! Limão demais