Chá de Sene: benefícios e como tomar

Tudo Para Colorir

Sem dúvida o chá de sene é um dos mais utilizados para melhorar o trânsito intestinal. Nesta postagem vamos falar sobre como fazer o chá de sene e como ele pode ser utilizado para tratar prisão de ventre.

chá de sene

Além disso, também vamos falar dos seus benefícios e relacionar com sua composição química funcional.

Se você está com prisão de ventre ou tem alguém na família sofrendo deste sintoma, o chá de sene pode ser uma alternativa barata e saudável se for usado corretamente.

“Mas atenção, você deve seguir as instruções contidas aqui nesta postagem, pois não adianta exagerar na dose e acabar tendo problemas posteriores. Pois embora a planta seja um ingrediente natural, tem fito químicos poderosos que podem resultar em efeitos colaterais indesejados.”

1. Chá de Sene: benefícios e como tomar

chá de sene

Algumas pessoas usam o chá de sene com objetivo de perder peso ou emagrecer mais rapidamente e isso não é indicado. A seguir também vou explicar o motivo pelo qual eu não concordo com isso.

Um dos princípios ativos do sene são os senosídeos presentes em sua composição. Estas substâncias possuem fortes propriedades laxativas e purgativas. Estas mesmas substâncias promovem uma irritação no intestino e causam um aumento da movimentação (motilidade intestinal), estimulando a eliminação de fezes.

Portanto existem algumas contra-indicações, pois nem todo mundo precisa de mais motilidade intestinal. Nesta postagem também vamos analisar estes casos. 

Vale lembrar que para o manejo da constipação intestinal é importante combinar várias ações, ingestão de água, como a ingestão equilibrada de fibras solúveis e insolúveis, reequilíbrio da microbiota intestinal e prática de exercícios físicos.

2. Para que serve o chá de sene?

O chá de sene, também conhecido como Senna alexandrina, Cassia angustifolia ou Cassia Senna, possui propriedades laxativas e purgativas, mas também é um depurativo e vermífugo. 

Por isso é um forte aliado no tratamento de problemas nos trato gastrointestinal. 

O chá de sene também deixa as fezes mais moles ajudando a evacuação, por isso também é uma boa indicação para quem tem fissura anal e hemorróidas.

prisão de ventre chá

Em combinação com uma boa hidratação e alimentação é uma ótima escolha de chá laxativo.

O sene estimula a motilidade intestinal promovendo um peristaltismo mais intenso. Os movimentos peristálticos são os responsáveis por impulsionar o bolo fecal até sua eliminação.

O efeito laxante do sene está ligado principalmente à sua capacidade de irritar a mucosa intestinal, o que faz com que os movimentos do intestino sejam mais rápidos, eliminando as fezes.

Apesar de seus benefícios, o sene deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações da microbiota intestinal, cólicas muito fortes e até mesmo predispor ao câncer de colo retal.

3. Quem não deve usar o chá?

Apesar do chá de sene ser um remédio natural, deve ser evitado em determinados casos. Obviamente que cada situação deve ser analisada com respeito às recomendações de um nutricionista especializado ou médico com experiência em fitoterapia.

Como falei antes, o chá de sene estimula o peristaltismo intestinal e este efeito nem sempre é desejável em indivíduos em determinadas condições médicas. Para facilitar, deixei abaixo uma listinha super simples.

  • Pessoas com hipersensibilidade ao sene;
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Gestantes e lactantes;
  • Doenças inflamatórias intestinais (Síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colite ulcerativa;
  • Câncer no no trato gastrointestinal;
  • Pessoas com desidratação, hipocalemia;
  • Lesões ou cirurgias no intestino;
  • Diarréia ou cólicas intensas;
  • Melena e hematoquezia (sangue nas fezes);
  • Obstrução intestinal;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Pessoas usando remédios para coração, laxantes, cortisona (apenas com indicação médica).

O chá de sene também deve ser usado com cautela por mulheres que utilizam anticoncepcionais orais combinados, contendo estrogênio ou remédios para reposição hormonal na menopausa, pois pode diminuir a eficácia desses remédios, devido a diminuição da absorção de estrogênio pelo intestino.

4. Como comprar chá de sene?

O chá de sene é feito com as folhas secas da planta. Estas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e ao comprar verifique o aroma, coloração e se as folhas estão livres de fungos e insetos.

O cheiro herbal de folha recém seca e coloração verde claro com tonalidade amarelada devem predominar. Evite comprar ervas sem cheiro, pois estas já não contém os princípios ativos íntegros na planta. 

Cor muito mais clara ou muito mais escura indicam oxidação e indicam que a planta já não serve para o preparo.

Observe se a planta está livre de insetos, furinhos ou mudanças de coloração nas folhas como pontos pretos e brancos. 

5. Como fazer o chá de sene?

Para preparar o chá separe uma peneira ou infusor de chá e uma xícara. 

Aqueça 250 ml de água ou uma xícara de chá até a pré fervura, quando as bolhas começam a aparecer.

Em seguida é só adicionar meia colher de sopa de chá de sene e deixar infundir por 5 minutos.

Então é só peneirar e aproveitar o chá!

O chá de sene também tem outras opções de consumo para quem não gosta do chá. Pois já existem cápsulas de sene em lojas de produtos naturais, farmácias e manipuladoras que possuem doses de 100 a 300 mg por cápsula.

Assim como alimentos como geléias e gelatinas com sene e outros remédios associados. Consulte seu nutricionista e veja as opções que você mais gosta.

6. Como usar o chá de sene?

O chá de sene demora de 6 a 12 horas para fazer efeito, portanto o indicado é realizar a ingestão antes de dormir para o efeito começar pela manhã.

O seu uso não deve se estender por mais de sete dias consecutivos. Se neste período não houver mudança do quadro de constipação, o ideal é realizar mudança de abordagem junto ao nutricionista ou médico.

7. Efeitos colaterais do chá de sene

O chá de sene pode ocasionar uma alteração na flora intestinal deixando a mucosa do intestino sem a sua proteção biológica. Além disso, o chá de sene pode provocar cólicas, inchaço abdominal e aumento dos cases. 

Todos estes sintomas também podem decorrer da alteração da flora intestinal. Por isso que muitos suplementos à base de sene são prescritos com probióticos associados. Esta conduta ajuda a manter o pH intestinal em um nível ideal para a proliferação de microrganismos protetores do intestino.

8. O chá de sene emagrece?

O chá de sene é muito usado por quem deseja perder peso, mas não devemos associar o chá de sene à perda de gordura. Uma vez que não há nada que comprove sua eficácia neste sentido.

Por outro lado, se o peso for de acúmulo de fezes e medida extra no abdome causada por distensão abdominal a resposta é sim.

O ideal é consultar um nutricionista para avaliar se o volume que você apresenta na barriga é inchaço ou acúmulo gorduroso visceral.

9. Em quanto tempo o sene faz efeito?

Comumente o chá de sene demora entre 6 a 12 horas para fazer efeito.

Este tempo está diretamente relacionado à resposta do indivíduo aos princípios ativos. Pois cada pessoa vai reagir de forma diferente ao mesmo remédio.

A condição de saúde do indivíduo também influencia, pois a depender da motivação da constipação intestinal o efeito pode ter sua intensidade alterada

O tempo também se relaciona à qualidade das folhas do chá. Se estas estiverem velhas ou em mau estado de conservação, certamente o resultado será menos pronunciado.

Veja mais

Veja ainda mais dicas que postamos no blog para você aproveitar e aprender bastante!

como fazer café de anis

Veja como fazer café de anis estrelado

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*