Aprenda a usar casca de ovo nas plantas e tenha um excelente adubo à sua disposição. Veja quando e como usar.
A casca de ovo é muito rica em cálcio, potássio e magnésio que são minerais essenciais para as plantas. É possível usar a casca pura, no entanto, as substâncias deste ingrediente não são facilmente absorvidas pelas plantas. Pois precisam passar por um processo de decomposição até as substâncias da casca passem para terra e por sua vez, para as raízes.
Você pode simplesmente jogar as cascas no solo, porém esta ação pode não causar efeitos visíveis na planta. Outro detalhe é que o excesso de cálcio e outras substâncias podem prejudicar ao invés de ajudar. Por isso trouxemos dicas fáceis para você usar da melhor forma possível a casca de ovo como substrato.
Caso você queira apenas um substrato mineral para suas plantas, as cascas de ovos trituradas são uma ótima opção. Veja 7 substratos especiais para suculentas.
- Primeiro lave bem as cascas para remover as impurezas;
- Em seguida triture em um liquidificador ou pilão;
- Finalmente jogue as cascas no solo (cerca de 50 gramas a cada 20 litros de terra).
Como calcular quantos litros tem meu canteiro?
Basta calcular o volume em metros cúbicos multiplicando a altura, largura e profundidade em metros. Em seguida multiplique por 1000 e terá o volume em litros. Em caso de vasos menores, redondos ou sem forma definida, tente estimar usando uma garrafa PET de 2 litros como referência
Exemplo: Um canteiro com 1 metro largura por 1 metro de comprimento e 0,2 metros de profundidade. Volume: 1 x 1 x 0,2 x 100 = 20 litros
Importante: Este adubo pode demorar meses para se decompor, portanto basta apenas uma aplicação a cada 4 meses.
Dica 1: Você pode ‘curtir’ as cascas ao sol para que elas se decomponham mais facilmente no solo.
Dica 2: Se você quiser, pode aquecer as cascas no forno, isso acelera o processo de decomposição e poupa o tempo de sol/secagem.
Receitas de como usar casca de ovo nas plantas
Receita 1: Solução de cascas de ovos
Seque as cascas ao sol por 3 dias ou no forno por 30 minutos a 200 graus. Em seguida triture num pilão o liquidificador até virar uma farinha. Em recipiente coloque a farinha e misture com vinagre na proporção de 1 para 2. Ou seja, se você colocar um equivalente a 50 ml de farinha (1 copinho de café), adicione 100 ml de água.
Agora é só esperar 15 dias para os gases saírem. Por isso deixe a tampa semi aberta. Agora é só usar o líquido, retirando as partes sólidas da solução. Para isso, dilua junto com a rega das plantas de 30 em 30 dias.
Esta receita neutraliza o pH das cascas de ovos e deixa os íons de cálcio livres para serem absorvidos pelas plantas.
Esta receita vai muito bem para suculentas que estão perdendo a cor e precisam de mais vitalidade ou para solos onde serão feitos berçários de suculentas.
Fonte: Casca do Ovo
Seja o primeiro a comentar