Neste post especial vamos mostrar um técnica de produção de bijuterias que vem fazendo a cabeça de muita gente lá fora, especificamente belos anéis em resina de poliéster.
Como fazer anéis em resina de poliéster
A técnica é com uso de resina de poliéster ou resina cristal e madeira, trazemos uma série de vídeos e imagens que demonstram o passo a passo, parece difícil, mas não é. Basta um pouco de paciência e prática e o resultado final pode reder uma graninha extra no final do mês.
O fato é que algumas pessoas já deixaram de apenas complementar a renda com este tipo de trabalho. Pois agora já estão vivendo exclusivamente deste tipo de arte.
A resina de poliéster
A resina de poliéster é um plástico em estado líquido que ao ser misturado com 2% do volume de catalizador se solidifica e fica semelhante a um cristal. Após seca pode ser lixada e polida. Em seguida para ficar super brilhante e transparente.
Você pode encrustar objetos e fazer misturas de cores. Antes de trabalhar é interessante pesquisar o processo na internet, há uma grande quantidade de vídeos e manuais, inclusive das lojas que vendem os materiais.
As bijuterias de resina são muito refinadas e artesanais, com isso, pode ser obter um bom valor de venda.
Leia todo o artigo e se certifique de ter todos os materiais necessários.
O processo é bem simples e envolve a escolha de uma forma adequada, mistura da resina com corante, mistura da resina com catalizador e colocação em uma forma.
Em seguida a peça é deixada curar por 10 horas. A partir daí pode ser cortada e lixada. As bijuterias de resina são muito refinadas e artesanais, com isso, pode ser obter um bom valor de venda.
Veja exemplos de anéis feitos com resina de poliéster e madeira
Veja que é possível fazer diversos tipos de anéis. Os mais comuns são os que estão na fotos acima e abaixo. A primeira é um anel no qual a resina vira uma espécie de pedra. Enquanto o outro a resina participa do corpo do anel.
Escolha entre os dois para produzir, porém se você não tem experiência com este tipo de arte, o modelo mais fácil é o de cima.
Materiais para fabricação do anéis em resina de poliéster
Como este trabalho envolve substâncias químicas potentes, é ideal usar proteção para os olhos e mãos. Assim você evitar sofrer ou causar algum acidente.
- Resina de poliéster (pode ser encontrado em kits na internet e mercado livre e lojas de artesanato)
- Catalizador para resina de poliéster
- Corante para resina de poliéster (à sua escolha)
- Palitos de picolé para misturar
- Potes plásticos para misturar
- Pedaços de madeira partida (secas e limpas)
- Lixas d’água 100, 120, 180 e 400 e 1000
- Máscara e óculos de proteção
- Seringa de 10 ml para medir a quantidade de catalizador
- Medidor de volumes usado em cozinha
Ferramentas que ajudam no trabalho
O trabalho mais difícil com resina é o ato de lixar e polir. Por isso você deve considerar o suo de ferramentas elétrica para ajudar. Especialmente se você quiser em quantidade para vender.
- Lixadeira
- Serra para artesanato
- Furadeira
- Micro-retífica (pode ser encontrada por valores à partir de 100 reais no mercado livre)
Passo a passo de como fazer anéis em resina de poliéster
O primeiro passo é encontrar uma forma e um pedaço de madeira quebrado grosseiramente. A graça deste trabalho está na forma da madeira ao ser quebrada. Pois é possível encontrar madeiras já quebradas e partidas em obras e demolições na sua cidade ou em marcenarias.
Encontrada a madeira é hora de preparar a mistura de resina. Primeiro é colocado o corante, as bolhas na resina podem ser evitadas na hora de despejar o material, porém existem algumas exemplos abaixo nos quais as bolhas geram um efeito muito interessante.
Gaste um tempo maior ao escolher as madeira e prefira pedaços de madeira-de-lei, pois geram anéis mais duráveis e resistentes. Portanto, evite compensados e mdf, por exemplo.
Misturando o catalizador
Após misturar o corante, adicione 2% do volume de catalizador à mistura de resina e corante. É importante ver o manual do fabricante para saber a proporção exata. Ex.: para cada 100 ml de resina adicione 2 ml de catalizador. Esta etapa é a mais importante, tem que misturar bem para que toda a peça fique com a mesma consistência. (lembrando que é interessante ver tutoriais de uso e testar antes de fazer peças finais).
Em seguida, deixe a peça para curar por 24 horas em local arejado.
Veja a colocação da resina na forma e perceba como fica após curada. Já está muito lindo, não é mesmo?
Outra coisa importante é lembrar que o cheiro da resina e do catalizador são bem fortes. Por isso você deve trabalhar em um local arejado e com espaço.
Fazendo o furos e acabamentos na resina
Após a cura é hora de furar e cortar no formato desejado. No exemplo acima foi feita uma grande peça da qual podem ser gerados vários anéis, no entanto é necessária uma ferramenta de corte adequada.
Lixe com carinho, pois esta etapa é a mais importante para dar brilho à sua peça. Além disso, é a etapa que pode demorar mais se você não tiver equipamento elétrico ou lixas adequadas.
Sem dúvida muita gente desiste de trabalhar com resina na hora de fazer o acabamento. Por isso se prepare para encarar muito pó e algumas horas de trabalho.
Abaixo temos alguns vídeos que exemplificam como fazer exemplos para peças menores, que após a cura basta lixar e furar.
Vídeos de como fazer anel em resina de poliéster
Belo anel com resina azul água além de exemplos em âmbar, cristal e fosco. Veja este vídeos maravilhosos que vão tirar todas as suas dúvidas de como fazer estes lindos anéis d resina de poliéster.
Veja mais tutoriais de bijuterias
Anel âmbar em resina de poliéster.
Anel moderno com resina de poliéster translúcida com acabamento fosco. Para fazer este exemplar basta lixar em movimentos circulares até a lixa d’água 800.
Belo exempo de anéis em resina de poliéster imitando gelo com madeira negra
O resultado é realmente fabuloso. Sem dúvida prende a atenção das pessoas.
Se curtiu esta postagem não esquece de compartilhar com seus amigos e amigas, pois isso nos ajuda muito a melhorar o nosso blog. Siga também nosso canal do Youtube e nosso Pinterest.
Você também pode curtir
Veja também esta postagem especial sobre bijuterias com concreto. Isso mesmo! São lindas peças feitas usando cimento e outros materiais que certamente você vai amar.
Além disso, você pode elaborar peças de concreto com resina e criar uma linha de bijuterias super inovadora. Acesse a postagem e veja exemplos para se inspirar.
⟶ Veja como fazer bijuterias com cimento
Matéria fantástica! E contem as informações básicas para quem tiver interesse em experimentar a técnica.
Bom dia…
Muito bem detalhada…
Posso envernizar antes do processo da resina?
Abraços
Tem certeza que essa peças dão feitas em resina poliéster e não resina epoxy?
Absoluta, resina epoxi é melhor para fazer superfícies mais finas e que n precisam de polimento. Um exemplo são os chaveiros e medalhas, por exemplo.
Excelente passo a passo, esta fácil de entender e qualquer um pode fazer desde que tenha os materiais. É um passatempo pra mim, mas da pra vender também