Nesta época de fim de ano, nada melhor do que poder compor uma linda decoração natalina com a ajuda de flores para dispor na mesa da casa. Com um passo a passo bastante simples de entender, a arquiteta e florista Márcia Longman vai nos ensinar como pode ser fácil fazer o seu próprio arranjo de Natal para decoração.
Materiais
- Vaso de barro
- Bolas de Natal velhas
- Esponja floral
- 20 Margaridas
- 5 Rosas
- 4 galhinhos de folhagem
- Tinta-spray
- Arame
- Espetos de madeira para churrasco
- Tesoura para jardinagem
- Faca
A tinta spray é um pouco cara, é a única coisa que você vai precisar gastar um dinheirinho, caso já tenha o jarro em casa. Caso você não tenha o vaso, você pode comprar um em casas de vendas de utensílios de barro onde você reside.
Passo a passo
Márcia recomenda usar flores naturais ao invés de artificiais, pois dão um charme melhor na composição e com a esponja floral podem durar até uma semana em média.
Comece pintando as bolas com a tinta spray dourada. Faça isto com a ajuda de um espeto de madeira para segurar a bola enquanto você borrifa a tinta do spray nela. Dê uma distância de aproximadamente 10 cm e mande ver.
A cor dourada, escolhida pela Márcia, vai combinar bem com as flores que ela escolheu: margaridas e rosas vermelhas. Suspenda as bolas com a ajuda dos palitos e deixe-as secando. Pinte também as outras bolas que você providenciou para realizar o artesanato de Natal. Deixe-as secando enquanto irá pintar o vasinho.
Agora é hora de pintar o vasinho de barro. Pinte-o por completo e deixe as bolinhas secando. Vá segurando e pintando-o, quando não puder mais segurá-lo, disponha-o sobe uma mesa devidamente protegida com jornais e termine a pintura.
Antes de trabalhar com a esponja floral, umidifique-a deixando ela numa vasilha com água até que ela absorva bem a quantidade que puder. Quando a tinta da vasilha de barro secar, corte um pedaço da espuma floral que caiba dentro da vaso que vai utilizar e acomode-a com um pedacinho de plástico na vasilha.
Enfeite de Natal com garrafa PET – Suporte de Velas
Na hora de cortar as flores, faça cortes em diagonais para a extremidade do talinho ficar pontudo, assim fica mais fácil de enfiar na espuma floral. Corte os talinhos com cerca de 10 cm para a flor e vá enfiando na espuma floral. Não precisa enfiar muito na esponja, basta em média cerca de 3 cm.
É só ir enfiando e compondo todo o arranjo floral de forma bem preenchida. Olha como as margaridas vão preenchendo bem a composição.
Corte as folhagens e as rosas que providenciou para ir enfiando na espuma. Quanto mais rosas e folhagens forem adicionadas, mais lindo e fofinho vai ficando o seu arranjo natalino floral.
Como fazer decoração com pisca-pisca para o Natal
Olha como está ficando preenchida a composição de flores. É só ir preenchendo com as flores que você dispuser ou escolher.
Quando o arranjo estiver bem preenchido, pegue a fita de tecido decorada para o Natal e faça um lacinho da forma que é mostrada na sequência de imagens acima. É só cruzar a fita, apertar o meio e passar um arame para arrematar seu lacinho.
Coloque um pouquinho dos musgos para que sua composição fique perfeita, sem imperfeições mesmo que olhem de perto. Corte o espeto de madeira com a tesoura ou a faca da mesma maneira, de maneira diagonal para formar uma ponta e ficar mais fácil de enfiá-la.
Acomode o lacinho junto com as bolinhas natalinas e corte a extremidade dos laços para arrematar seu arranjo de flores para a mesa de Natal.
Espero que tenha curtido este lindo artesanato feito pela talentosa Márcia Longman, que faz trabalhos esplêndidos de decoração pela Maria Fulô. Faça também e sua decoração natalina vai realçar com este item. É só colocar as mãos na massa e criar o seu lindo arranjo também. Dá pra enfeitar vários ambientes de sua casa, dando um clima mais bacana ao Natal com a família. Boa sorte na confecção e até a próxima ideia!
Fotos: Ralph Fernandes
1 Trackback / Pingback