Receita de sabão caseiro simples

Que tal economizar uma grana e ainda ajudar o meio ambiente? Pois é, fazendo seus próprios materiais de limpeza é possível fazer seu dinheiro render e até ter resultados melhores na limpeza da sua casa. Se curte este ideia, então vem ver receita de sabão caseiro simples e dicas maravilhosas passo a passo. Algumas até os ingredientes necessários já podem estar em suas prateleiras, Vamos lá?

Como fazer sabão caseiro simples?

Antes de começar, saiba que o sabão caseiro é produzido por uma reação do óleo vegetal com a soda cáustica produzindo uma reação de saponificação. Depois de um tempo o mesmo fica rígido assim como conhecemos e é deixado para curar por um determinado período. Em seguida é só usar normalmente.

Sabão caseiro passo a passo

A reação de saponificação libera alguns gases que não são legais de serem respirados além da própria soda cáustica que pode até queimar a pele. Por isso, para iniciar a fabricação de sabão caseiro simples você vai precisar de luvas de borracha, óculos de proteção, potes para misturar os ingredientes, bacia e um ambiente ventilado. A seguir vamos detalhar cada item e até colocar alguns vídeos explicativos.

A arte da saboaria vem crescendo muito por ser um produto de fácil aceitação, bom lucro na venda pelo alto valor agregado.

Receita de sabão caseiro simples: itens necessários

Primeiramente vamos mostrar os materiais comumente usados para produzir sabão, em seguida vamos mostrar vários ingredientes comuns além das receitas.

Óculos de proteção e luvas

Óculos de proteção deve ser aquele vendido em casa d ferragens, porém você pode improvisar com um óculos grande. A função dele é apenas fornecer uma proteção contra respingos. As luvas devem ser de borracha simples para evitar entrar em contato com a soda cáustica.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Mixer de mão

O mixer tem a função de produzir o “traço” do sabão, acelerando a reação para tornar a massa de sabão em sabão sólido. É um item opcional, porém ajuda bastante a acelerar o processo.

Pote medidor

O pote medidor é aquele que contem medidas na lateral em volume, muito necessários para calcular as proporções corretas de ingredientes. Tenha à mão potes com marcações de 100 até 500 ml.

Formas

A forma é essencial para colocar o sabão, pode ser simplesmente uma assadeira de forno ou uma forma de pão retangular.

Demais utensílios

Espátula de silicone ou colher de madeira. Além disso, potes para misturar os ingredientes no volume desejado para sua receita. Faca ou qualquer outro material para corte da peça de sabão caseiro.

Ingredientes para produzir sabão caseiro

A receita de sabão caseiro simples sempre vai ter 3 ingredientes base, sendo eles o óleo, a soda cáustica e á água. Isso mesmo e para começar com a soda cáustica, pois é o ingrediente mais perigosos e desconhecido do três.

Soda cáustica em escamas para produzir sabão caseiro simples

A soda cáustica pode ser encontrada em armazéns de construção ou na internet, porém não são todos os tipos que servem para fazer a reação de saponificação. O melhor tipo é a soda cáustica 99% em escamas, pois além de ser mais forte é mais fácil de diluir e trabalhar em casa.

O óleo pode ser simplesmente o descartado de frituras ou até óleos que assaram da validade. Porém se você quiser fazer sabões mais elaborados, o ideal é usar óleo s virgens e de boa procedência para garantir a qualidade do produto final.

Para facilitar o entendimento, vamos iniciar com a receita mais simples de todas, a feita com óleo reciclado

Óleo essencial ou essência?

Óleo essencial

O óleo essencial é a melhor escolha por ser um extrato natural de plantas e ter um cheiro mais verdadeiro, porém é consideravelmente mais caro. Portanto, se você quer mais volume e economizar ainda mais, use essências artificiais, contudo em nenhum caso deve exagerar para não tornar o produto enjoativo.

Receita de sabão caseiro simples com óleo reciclado

Esta receita de sabão caseiro simples leva apenas óleo, água e soda cáustica, porém ela é uma base ótima para outras receitas e por ser fácil é perfeita para iniciar nesta aventura. Sem dúvida você vai curtir.

Ingredientes de sabão caseiro

  • 2,5 litros de água morna
  • 500 gramas de soda cáustica
  • 2,5 litros de óleo de cozinha reciclado
  • Colher de madeira ou espátula de silicone
  • Recipiente de plástico para misturar o sabão
  • Assadeira para depositar o sabão

Passo a passo

Evite respirar o vapor da diluição da soda cáustica, faça isso em ambiente ventilado.

  1. Primeiramente filtre o óleo caso seja óleo de fritura.
  2. Coloque a água morna no balde e dilua a soda cáustica aos poucos até diluir completamente. Faça isso cuidadosamente e com os equipamentos de proteção. Mexa com cuidado utilizando colher até diluir
  3. Em seguida junte óleo e continue mexendo, mexa constantemente e o processo demora 20 a 30 minutos. Utilizando o mixer de mão este processo pode ser bem mais rápido pois o mixer acelera a mistura.
  4. Quando o sabão estiver em consistência pastosa, despeje no recipiente de molde do sabão e espalhe com cuidado utilizando a colher ou a espátula.
  5. Espere endurecer por 4 horas, se estiver rígido, basta desenformar e cortar.

Após cortar o seu sabão caseiro, deixe curar por 15 a 30 dias para que ele fique ideal para uso. Antes disso é possível que ele ainda não esteja pronto para o uso.

Receita de sabão caseiro simples com álcool

  • 500g de soda cáustica em flocos
  • 1 litro de água morna
  • 2 litros de poleo de cozinha
  • 1 litro de álcool
  • 2 ml de essência ou 1ml de óleo esssencial

Passo a passo de sabão caseiro

  1. Faça a diluição da soda cáustica na água morna com cuidado, pois esta mistura pode ser corrosiva à mãos. Pois isso, faça uso de luvas e de óculos de proteção.
  2. Em seguida, junte o óleo e continue mexendo até uniformizar a mistura.
    Mexa até ficar viscoso, neste momento adicione o álcool e a essência aromatizante. Neste momento é possível colocar algum corante, bem como folha secas e sementes.
  3. Continue mexendo até ficar em ponto de creme.
  4. Em seguida, passe para a forma para terminar a reação de saponificação.

Dica: Se for usar óleo essencial ou essência de erva doce, use sementes secas de erva doce a massa com aproximadamente 1 colher de sopa para a receita acima.

Após cortar o seu sabão caseiro, deixe curar por 15 a 30 dias para que ele fique ideal para uso. Antes disso é possível que ele ainda não esteja pronto para o uso.

Sabão caseiro de coco

O sabão caseiro de coco tem o cheiro adocicado e cor branca devido ao coco. Ideal para lavar roupas é super aromático e hidratante. Como o óleo de coco é caro, colocamos apenas meio litro na receita, porém é possível usar 100% do óleo de coco nela.

Ingredientes de sabão caseiro

  • 1/2 litro litro de óleo de cozinha
  • 1/2 litro litro de óleo de coco
  • 250 gramas de soda cáustica
  • 1 coco secos ralados
  • 350 ml de água
  • 60 ml de álcool
  • Liquidificador

Passo a passo

  1. Bata o coco na págua até virar uma massa homogênea. O coco ainda permanecer um poco farelento.
  2. Aqueça a mistura até em uma panela mexendo constantemente até reduzir 3/4 da mistura para formar um creme. Você pode coar o coco ou não, caso queira pedacinhos de coco no sabão.
  3. Esquente o óleo numa panela até ficar morno. Em seguida, adicione o creme de coco e a soda cáustica aos poucos até diluir completamente.
  4. Coloque o álcool e mexa por 40 minutos até chegar ao ponto de creme
  5. Agora é só colocar na forma para endurecer

Evite respirar o vapor da diluição da soda cáustica, faça isso em ambiente ventilado.

Receita de sabão caseiro com amaciante

Ingredientes de sabão caseiro

  • 2,5 litros de óleo de cozinha
  • 1 litro d eágua morna
  • 100 ml de amaxiante de sua preferÊncia
  • 0,5 Kg de soda cáustica
  • Colher de madeira

Passo a passo do sabão caseiro com amaciante

  1. Como primeiro passo da maioria das receitas de sabão é diluir com cuidado a soda cáustica na água morna. Lembre-se de usar proteção necessária como luvas e óculos.
  2. Em seguida adicione o óleo e o amaciante aos poucos até ficar uniforme.
  3. Em seguida misture com uma colher ou com mixer até dar o traço.
  4. Finalmente coloque na forma para endurecer e curar.

Lembrando que é necessário curar o sabonete em ambiente reservado por 30 dias como tempo ideal, pois assim a reação fica completa dando ao produto a melhor característica.

Sabão caseiro de erva doce e limão

Esta é uma receita com aroma formidável e uma aceitação incrível. Além disso, uma receita muito fácil de fazer.

Materiais necessários

  • 20g de erva doce seca
  • 500ml de água
  • 200 gramas de sabão de coo ralado
  • 1 colher de sal do himalaia
  • Casca de meio limão
  • Liquidificador e coardor

Passo a passo do sabão caseiro

  1. Bata a casca do limão com sal e metade da água. Em seguida coe na peneira para separar do bagaço.
  2. Adicione o sabão de coco na água morna juntamente com a erva doce. Em seguida, adicone o sumo da casca do limão.
  3. Por fim, coloque em um pote ou forma para curar por uma semana antes de usar.

Sabão de vinagre para lavar louça

Este sabão é levemente ácido, porém não é uma acidez que causa algum dano à pele. No entanto é suficiente para deixar panelas brilhando. Sem dúvida você vai adorar.

Ingredientes do sabão caseiro

  • 2,5 litros de óleo
  • 0,5 kg de soda cáustica
  • 1/2 copo de sabão em pó
  • 1/2 copo de vinagre branco

Passo a passo

  1. Aqueça a água até ficar morna e derreta a soda cáustica.
  2. Adcione o óleo morno e misture.
  3. Em seguida adicione o vinagre e mexa até chegar ponto de creme.
  4. Em seguida basta colocar em formas para secar por 24 horas. Use após 15 a 30 dias de descanso.

Sabão caseiro ecológico

Curtiu as receitas!? Sem duvida você vai conseguir economizar uma grana reutilizando óleo que iria para o lixo. Além disso, esta é uma forma excelente de ajudar a natureza. Pois um litro de óleo pode contaminar até 1000 litros de água tornando-a não potável. Ao saponificar, o óleo se torna degradável e solúvel, portanto, menos nocivo ao meio ambiente.

O sabão é um produto importantíssimo para a higienização no nosso dia a dia, além de hoje ser utilizado como produtos com finalidades cosméticas e terapêuticas.

Veja mais receitas de sabão caseiro

Receita de sabão caseiro simples

Aprenda a fazer um maravilhoso sabão de alecrim que além de ser terapêutico tem um cheiro levemente canforado e natural, pois é elaborado com óleo essencial de alecrim e a própria erva seca na massa.

Sabão caseiro de alecrim

Receita de sabão caseiro simples

Colocamos uma outra receita de abacate que postamos anteriormente, pois o abacate é uma fruta com diversos nutrientes maravilhosos para pele como óleos e sais mineiras.

Sabão caseiro de abacate passo a passo

Receita de sabão caseiro simples

Esta receita é simplesmente maravilhosa, pois tem a referenciaria do limão além da própria fragrância cítrica. Certamente você vai amar, uma vez que o três ingredientes para fazer este produto sensacional.

Sabão refrescante de limão siciliano

Receita de sabão caseiro simples

Como você tem o espírito empreendedor, deve ter notado o potencial deste produto para criar lindas lembrancinhas. Uma vez que você domine a técnica é possível criar lindos produtos para ocasiões como casamentos, kits banho e muito mais. Quer saber mais? Então veja esta postagem para se inspirar ainda mais.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Receita de lembrancinhas com sabonete artesanal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*