Decoração de apartamento: confira nosso check list!

Decoração de apartamento: confira nosso checklist!
Mensagens para o Dia dos Pais

Então você encontrou o apartamento dos seus sonhos numa lista interminável de apartamentos à venda no Bairro Alto, superou o lance de outros interessados, cortejou o proprietário com seus encantos e assinou na linha pontilhada.

Qual é o próximo passo? Verificar o que deve levar pra dentro de casa, é claro! Existem alguns itens que quase todos os apartamentos precisam. Faça um inventário do que você já possui e busque adquirir aquilo que possa agregar identidade e harmonia à sua decoração.

Decoração de apartamento - Pinterest

Para tornar mais fácil para você, dividimos nossa lista de verificação de itens necessários ao seu apartamentos por cômodos. E não entre em pânico: muitos desses itens podem ser comprados a preços acessíveis em varejistas, mercados de pulgas e lojas de segunda mão, com baixo custo.

Além do mais, você não precisa fazer tudo de uma vez só. Seu novo lar pode ir pouco a pouco sendo organizado, com paciência e controle financeiro. Então, confira nosso check list e comece a pensar no que seu bolso e momento de vida permitem investir e sonhar. Acompanhe! 

1. Área de entrada

Se a sua entrada for pouco mais do que um corredor, você pode pular a mesa do console – uma prateleira simples ou até mesmo um gancho para pendurar as chaves bastará. 

Tenha uma mesa de console (ou cômoda, aparador ou prateleira, se o espaço permitir), um candeeiro de mesa (ou dois), um prato pequeno ou bandeja para chaves, um cabide ou gancho (se você não tiver um armário de casacos), alguma cadeira ou banco, um espelho e tenha um local bem iluminado. Evite exageros: deixe espaço para trânsito livre, com um corredor para se transitar entre os cômodos.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

2. Sala de estar

Em geral, na sala de estar você vai precisar de um sofá, alguma poltrona (ou duas), uma mesinha de apoio lateral, caprichar na iluminação aérea (lustre ou pendente), cortinas para a janela, um tapete bonito (ou dois, para camadas), uma área para assistir Tv, algum console de mídia, almofadas decorativas, algum espaço para deixar uma coberta (pode ser dentro de um puff, por exemplo), itens decorativos como quadros, obras de arte, livros de mesa, bandejas, velas e outros acessórios que imprimam estilo ao ambiente. 

Decoração de apartamento: dicas úteis

Seja criativo com o layout de seus móveis. Se o espaço permitir, experimente dois sofás de frente um para o outro ou coloque duas poltronas voltadas para um sofá para dar uma atmosfera mais coloquial ao espaço.

3. Sala de jantar 

Se você acabou de comprar um apartamento no Ecoville precisa ser agradável e convidativo. Mantenha um vaso, alguns castiçais ou uma tigela de frutas em sua mesa de jantar quando não estiver em uso para que o local pareça estilizado e ao mesmo tempo vivo. 

Vale à pena considerar ter uma mesa de bistrô se seu espaço for pequeno. Isso permitirá ter de duas a seis cadeiras (sendo que você pode usar puffs da sala de estar caso receba muitas visitas para um happyhour, por exemplo. Considere ter também um aparador para inserir alimentos e bebidas e deixar a mesa menos “abarrotada”. 

Para a decoração, invista em alguns jogos americanos ou numa bonita toalha de mesa. Tenha guardanapos de tecido para as grandes ocasiões, mas não dispense também modelitos fofinhos de guardanapos de papel. Para aquele jantar mais romântico, invista em castiçais ou candelabros e velas.

4. Lavabo

Tenha um bom tapete, iluminação agradável, um cesto de lixo estiloso, locais para armazenar papel higiênico extra e toalhas. Vale à pena investir em alguma obra de arte única, além de aromatizadores de ambiente, sabonete líquido e álcool gel. Uma caixinha de tecido com itens de necessidade para visitantes também é uma boa pedida, como fio dental, enxaguante bucal, fios de costura e agulha, band-aid, pinça e creme hidratante.

5. Quartos

Ter arandelas plug-in ou com fio são uma alternativa chique às luminárias de cabeceira de um quarto. Não se esqueça em pensar bem em qual será a sua moldura de cama, tenha muito bem clara as medidas possíveis para inserir um colchão box (estude bem o tamanho). 

Decoração de apartamento: dicas decorativas
Decoração de apartamento

Invista em um bom travesseiro e tenha fronhas padrão, combinando com sua decoração e roupas de cama. Almofadas decorativas combinando com o edredom  ou cobertor/colcha podem fazer toda a diferença na decoração do espaço. Invista também em um criado-mudo (ou dois), num abajur de mesa de cabeceira (ou dois), cortinas para a janela, tapete, cômoda para roupas íntimas, uma poltrona (se o espaço permitir) e quem sabe um banco aos pés da cama. 

Se houver ainda espaço, invista em uma mesa e cadeira para se maquiar ou mesmo para fazer pequenos trabalhos de homeoffice. E que tal investir em um despertador estiloso? Pense não apenas no visual, mas no barulho que ele fará para você acordar! 

Decoração de apartamento

Também considere ter um pequeno cestinho de lixo e extensões ou tomadas à sua disposição, especialmente se desejar carregar o aparelho de celular antes de dormir.

6. Cozinha

Digamos que você acabou de adquirir um ótimo apartamento no Cabral, comprar todos os seus utensílios de cozinha de uma vez pode ficar caro! Se você ainda não estiver equipado com tudo de mais incrível que pode ser levado para dentro de uma cozinha, obtenha o mínimo necessário e acumule novos itens com o tempo, sem pressa. 

O essencial é ter alguns talheres, um organizador de talheres para a gaveta, peças de louça e de vidro, potes de plástico para guardar alimentos, tachos, panelas, cesto de lixo orgânico para a pia, de lixo reciclável para o chão (que pode ser maior), uma prateleira para temperos, frascos e latas para produtos secos, um suporte para secar pratos, facas e tábuas de corte e um tapete de cozinha ou pequeno corredor. Em relação aos eletrodomésticos, tenha uma geladeira, forno, fogão, cafeteira e microondas. 

Decoração de apartamento - Cozinha

Se puder investir um pouco mais, vale à pena um espremedor de frutas, sanduicheira, batedeira, liquidificador, panelas automáticas para fazer fritura, pão ou arroz. Enfim, as possibilidades são inúmeras, para todos os gostos e bolsos! 

Evidentemente, pode ser que você até já possua muitos desses itens, mas também pode estar lendo esta lista de itens para ter em seu apartamento e sentindo uma pontada de medo! Tudo bem! 

Isso pode acontecer com quem não entende muito de decoração. Então, se projetar seu novo apartamento parecer muito difícil, entre em contato com algum profissional de decoração de interiores para ajudá-lo. 

Existem várias opções de decoração que poderão fazer toda a diferença para deixar seu apartamento aconchegante e com a sua cara.

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Imagens: pixabay.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*