Quando vamos colorir um brinquedo ou qualquer outro item, é imprescindível que usemos uma tinta sem tóxicos. Este artigo traz uma série de dicas úteis para você escolher a tinta certa na hora de comprá-la para fazer aquele artesanato.
Como escolher tintas não tóxicas
Há três tipos de tintas não tóxicas: as tintas naturais, aquelas que contêm zero COV (Compostos Orgânicos Voláteis) e as que contêm baixo COV. Pra você entender um pouco mais, a fabricação destas tintas geram emissões poluentes no ar durante anos. Devido a isto, os níveis permitidos de COV (Compostos Orgânicos Voláteis) têm sofrido novos regulamentos ambientais, que forçam os fabricantes desenvolverem tintas e acabamentos com pouco teor de COV ou com zero COV.
A melhor coisa é tentar sempre comprar as que possuem zero COV ou as tintas naturais. Essas são as ideais para trabalhos com crianças. Também são legais para pintar utensílios que de cozinha e similares.
Veja também esta Técnica de pintura moderna passo a passo
Dicas para comprar tintas não tóxicas
Tente comprar sempre a tinta de mais qualidade. Se você compra uma tinta com pouca qualidade, as chances de descascar ou de um aumento dos níveis de COV com o tempo é são mais altas. Fique ciente que as tintas de látex geralmente tem baixo teor em COV, ao contrário de tintas que são a base de óleo e possuem teores mais elevados.
Tendo em base nestas informações, procure ler o rótulo da embalagem com paciência e escolha a tinta que melhor se adeque ao trabalho proposto. É bom frisar também que algumas das tintas a base de óleo podem ter sido mudadas para se adequar as normas de baixo de COV. Então, tenha sempre muita atenção.
Você pode curtir muito esta Ideia bacana para fazer atividade de arte com as crianças
Dicas para pintar com tintas não tóxicas
Ao aplicar, faça camadas finas que permitam uma secagem total e natural entre as aplicações. Agora é com você. Outra dica importante é que se for colocar um selante, fique esperto também para selecionar um selante não tóxico também. Isso fará com que seja mais fácil limpar o item a ser pintado.
Espero que as dicas te ajudem a escolher a melhor tinta para o projeto a ser realizado. Tenha muita cautela na escolha da tinta, capriche nas cores e bom trabalho com os artesanatos!
- Sexta Atividades para casa: Mural de recados colorido com pregadores passo a passo | Blog Apolar Imóveis
- Decoração: Ideia para pintar colheres de pau e decorar a cozinha | Blog Apolar Imóveis
- Ideia para pintar colheres de pau e decorar a cozinha | Como fazer em casa Artesanato
Falou , falou e não falou nada
Não explicou nada.
“A melhor coisa é tentar sempre comprar as que possuem zero COV ou as tintas naturais. Essas são as ideais para trabalhos com crianças. Também são legais para pintar utensílios de cozinha e similares.” Oi Bel. O que você não entendeu?
Amigo seria bem mais fácil indicar a tinta do que falar COV, você é o profissional e todos que fazem essas pesquisa para saber a melhor tinta são leigos.
Falou, Falou e não falou nada mesmo.
Não vamos indicar marca Ademar. Tem que observar no rótulo as que possuem zero COV ou as tintas naturais.
Ola bom dia, é possível pintar com tintas naturais, colheres, espremedores de alho e facas, gostaria de personalizar meus utensílios, mais utilizá-los depois no dia a dia para preparo de alimentos.