Veja como fazer um lindo canteiro em espiral ou jardineira circular. Ideal para colocar suas plantas em ordem em qualquer local. Porém fica especialmente bem no meio do jardim ou quintal. Vamos ver como esta idea é legal?
O canteiro em espiral permite fazer um consórcio de plantas, ou seja, você coloca plantas que se ajudem criando um mini ecossistema protegido. Este sistema também conserva melhor a água e você pode aguar do centro para a parte externa que a umidade do solo se mantém por mais tempo.
Mas não é só funcionalidade, pois também é lindo demais. E vou provar isso para vocês nas imagens que seguem. além disso, vamos mostrar uma série de dicas e formas diferenciadas para você fazer sua primeira jardineira espiral.
Não deixe de ver até o final, pois no rodapé deste post temos mais dicas especiais de jardinagem para você. Sem dúvida você vai amar.
Canteiro espiral e jardineiras circulares
Para começar sua jardineira em espiral você deve pensar nas dimensões e materiais disponíveis. Pois existem várias formas de fazer. Assim como ideias de construção. Escolha entre tijolos, pedras, bambu, madeira e até garrafas pet. Existem também ideias com canos de pvc e telhas canal.
Então observe ao seu redor se não existe algum material disponível para construir as muretas.
Ao usar tijolos, comece com uma base e em seguida vá construindo os muros. Tente fixar os tijolos com arames ou vergalhões de aço caso não vá usar cimento para assentar as peças.
Paralelepípedos também são uma boa. Pois tem um peso suficiente para sustentar bem a estrutura.
Use metralhas, britas ou seixos para garantir uma boa drenagem e então é só preencher com o substrato adubado que as plantinhas adoram.
Veja este exemplo com telhas acima ou o exemplo a seguir que usa telas de arame para sustentar pedregulhos. Eu particularmente não gosto deste tipo, o que você acha?
Este tipo de jardineira serve tanto para decoração como para ervas e alimentos. Não importa o motivo, o resultado é sempre maravilhoso.
Faça um desnível maior e tenha mais resultados ao agora as plantas. Pois basta molhar o topo da espiral parque que a água atinja lentamente todas as plantas abaixo. A ideia é bem semelhante ao que acontece nas montanhas e morros que escoam a água da chuva para baixo graças à gravidade.
Olha que bacana esta com seixos de rio. Bem simples de fazer e ideal para principiantes, não é mesmo?
Como dividir a hora em espiral
A ideia é colocar as plantas com menos necessidade de água no topo. Já as plantinhas que precisam de mais umidade e abrigo devem ficar embaixo. Alguma podem ser plantadas em baixo ou em cima sem problemas.
No final você pode fazer uma fonte ou laguinho para acumular água da chuva. Ficar super fofo.
É isso pessoal! Se gostou desta dica linda e amorosa não esqueça de compartilhar com seus colegas e familiares. Certamente eles vão te agradecer por isso.
Veja mais
Veja também diversas ideias de decoração de jardim para você curtir. Assim como estes canteiros em espiral. Clique na imagem abaixo ou no link a seguir.
⟶ Decoração criativa de jardim
Seja o primeiro a comentar