Veja como criar uma bandeja a partir de uma peça de madeira, pastilhas de vidro e cerâmica! Ficará linda!
Trouxemos uma bela dica para você fazer e utilizar em sua casa. Já pensou em criar sua própria bandejinha impermeável e totalmente customizada por você? Você escolhe como vai usar, pode ser para lanches matinais ou até mesmo para a hora do banho. Faça você também e vibre muito com sua nova criação!
Material que você vai precisar
– Pastilhas de vidro com 2,5 x 2,5 cm nas cores desejadas
– Pedacinhos de cerâmicas ou de pastilhas
– Cola branca
– Rejunte
– Pinceis
– Tinta branca para madeira
– Peça de madeira
– Lixa Grão Seco 150
– Pedaço de espuma ou esponja
– Espátula plástica ou palito de sorvete
– Vela
– Alicate de cortar cerâmica (opcional)
Passo a passo
Ponha cola branca na madeira e fixe as pastilhas de vidro fazendo como se fosse um tabuleiro de xadrez. Faça de forma com que elas fiquem com espaçamentos iguais por toda a superfície. Deixe alguns espaços vazios para colocar os pedacinhos de de cerâmica que você separou. Para ajustá-los ao tamanho correto do espaço disponível, utilize o alicate de cortar cerâmica. Fixe-os também com cola nos espaços reservados.
Depois de fixar todos os pedaços e preencher toda a madeira com as pastilhas de vidro e pedaços de cerâmica, chegou a hora de rejuntar. Para isto, vamos a composição do rejunte. Coloque um pouco de rejunte (uma xícara) em um recipiente, vá adicionando água aos poucos e misture bem. Vá misturando até que a massa fique completamente homegênea. Quando ele adquirir uma consistência pastosa, está pronto para ser usado na peça.
Vá colocando o rejunte na peça de forma livre, a fim de preencher todo o espaço vazio entre as pastilhas e pedacinhos de cerâmica. Vá encaixando todo o rejunte no mosaico com a ajuda da espátula ou com o palito de picolé. Rejunte toda a peça, sem medo de colocar muito rejunte no item. Coloque sem pena.
Depois de rejuntar toda a peça, pegue o pedaço de espuma ou uma esponja e limpe toda a peça com o rejunte ainda molhado. Você deve tirar todo o excesso de rejunte que possa ter ficado, insclusive nas bordas da peça de madeira. A partir de sua limpeza com a esponja, você vai ao mesmo tempo encaixando mais rejunte entre as peças, de forma a espalhar todo o material entre as pastilhas.
Ao fazer esta etapa você pode perceber falhas entre as peças, ou seja, sem a devida quantidade de rejunte entre as peças. Caso isto ocorra, coloque mais rejunte e concerte, deixando tudo bem rejuntado.
Quando você acabar esta etapa, pegue um paninho e termine de limpar a peça. Principalemnte nas bordas de madeira, onde possa ter melado de rejunte.
Depois que você limpar bem a peça, comece o processo de pintura da sua bandejinha. Pegue os pinceis que você reservou para dar o acabamento ao trabalho e comece o processo de pintura normalmente.
Intercalando com o processo de secagem, de 1 a 2 horas, dê de 2 a 3 demãos de tinta branca em toda superfície da borda de madeira. Lembrando que você pode agilizar o processo usando um secador na temperatura mínima para secar as tintas mais rapidamente. Depois de pintado é só aguardar secar de um dia para o outro e sua peça estará lindinha e pronta para ser usada!
Ficou com dúvidas? É só ver o vídeo abaixo, o processo de confeccção é bem parecido.
Vá fundo na ousadia e tenha uma ótima criação artesanal!
ADOREI!!!!! DEPOIS DE VER ESSAS IMAGENS FIQUEI CHEIA DE VONTADE DE FAZER IGUAL. OBRIGADA!!!!
terminei a reforma de minha casa e sobraram pastilhas de cores diferentes,irei fazer a minha bandejinha…linda
adorei vou ja ja fazer minha bandeija beijinhos
ADOREI, DÁ UM LINDO QUADRO DE PAREDE TAMBÉM….
amei sou dona de uma loja de qudros e vou comprar todos !voce tem estilo e moda