Utilizando materiais simples você pode confeccionar este bolo fake e enfeitar a sua festinha!
Esta receita pode não ser deliciosa para o paladar, mas é perfeita para montar um visual descolado para a comemoração. É um bolo de brincadeira super prático de fazer. Pode servir para que você faça uma ornamentação diferente em sua festa despojada.
Para criar é simples, acompanhe o tutorial, os vídeos e o exemplo a seguir e faça também o seu bolo artístico. Pois nesta postagem vocÊ vai ter tudo isso para começar a criar e reinventar suas decorações de festa.
Vantagens do bolo fake
Você deve ser perguntar, por que alguém iria quer um bolo que não serve para comer? Aqui vai a resposta! Os bolos fake são decorativos e podem ser mais extravagantes, com alturas e tamanhos diversos. Além disso, podem compor cenas para fotos incríveis e isso não descarta a possibilidade de ter um bolo real e delicioso em sua festa.
Além disso os bolos fake podem ser feitos com mais antecedência, podem ser alugados, reaproveitados ou revendidos. Por tanto saem mais em conta quem um bolo convencional.
Os bolos fake não estragam, podem ficar em ambientes abertos com luz e calor, ou seja, ideal para fotografias em ambiente aberto. Algo que seria impossível com um bolo de chocolate ou chantili convencional.
Onde entra o bolo real?
O bolo real pode ser servido posteriormente, ou aparecer apenas na hora do aniversariante ou noivos cortarem o bolo. Pode parecer estranho mas é uma tendência, especialmente para festas com muitos convidados, pois um único bolo não seria suficiente para atender a todos os participantes.
Como fazer bolo falso?
Existem várias técnicas para fazer um bolo falso, aqui trouxemos a 3 principais. Você pode preparar eles com papelão, com isopor, EVA ou com a combinação destes três materiais.
Neste poste temos vários exemplos de como você pode criar e personalizar seu trabalho além de anumerar as vantagens e desvantagens de cata tipo.
Bolo Fake com papelão
O bolo fake de papelão é super leve e pode ser simplesmente pintado ou coberto com papel, porém não combina com umidade, pois o papelão pode desarmar ou empenar. Além disso o papelão não aguenta muito peso, a não ser que seja reforçado internamente.
Passo a passo
Criar um bolo fake dessa forma pode ser mais barato e simples de fazer. Veja o tutorial e faça também em sua casa.
Preparação
Corte círculos de papelão de tamanhos diferentes com moldes impressos ou com tampas de panelas, pratos e/ou bacias.
O ideal é fazer três camadas, por isso, você terá que achar três tampas ou recipientes com tamanhos diferentes e que esses tamanhos ornem entre si.
Monte o bolo
Depois que cortar três círculos de papelão com estes moldes que você providenciou, corte tiras de papelão com aproximadamente 10 cm largura e com muitos centímetros de comprimento. Tente fazer com no mínimo 50 cm de comprimento. Essas medidas podem variar, de acordo com o tamanho do bolo e dos círculos que você cortou previamente.
Depois passe cola quente de forma gradual na borda do círculo enquanto cola a tira até que ela chegue ao seu fim, completando toda a lateral da camada. Reforce com fita adesiva.
Reforce com fita adesiva
Faça isto em todas as camadas. Note que na primeira camada (no topo) você precisará de uma tira menor, na segunda um pouco maior e na terceira camada, a maior tira, para que complete toda a lateral do círculo maior.
Depois você pode cobrir com papel, EVA ou com o material que preferir para fazer o acabamento do bolo falso. É algo que fica lindo e que certamente pode encantar muita gente em sua festa.
Por isso o ideal é pintar e decorar com papéis coloridos. Veja abaixo um tutorial passo a passo de como fazer um bolo falso com papelão.
Bolo Fake com caixas de chapéus
Materiais
- 3 caixas redondinhas de tamanhos diferentes (podem ser caixas de chapéus)
- Cola para artesanato
- Tinta spray preta para papel
- Livro ou objeto plano e pesado
- Gizes coloridos e Apagador de quadro
Passo a passo
Passe cola em toda a borda da caixinha que ficará em cima da caixa redonda maior, que será a base. Faça igual como você vê na imagem, limpando e retirando os excessos.
Você também pode elaborar estas caixas usando papelão ou papel paraná!
Repita a etapa anterior, colocando a caixinha menor no topo, em cima das outras duas caixinhas.
Depois de montar a estrutura do bolo falso com as três caixinhas, coloque o livro ou o objeto que você conseguiu em cima. Espere a colar secar por cerca de 1 hora.
Com a caixinha já sequinha, coloque-a no lugar que você irá pintá-la com a tinta spray. Note que a artesã colocou as caixinhas coladas em cima de uma base feita de latinhas de leite e um pedaço de papelão, apoiando o trabalho.
Vá passando o spray e girando a estrutura, até pintar todas as caixinhas redondinhas.
Para que o acabamento fique bem legal, você irá riscar sua caixinha com o giz branco. Cuidado para não exagerar, tente fazer algo parecido com a foto. Depois passe o apagador em toda a estrutura, para que ela fique com a textura que você vê acima, na segunda imagem.
Finalização
Se o giz for novo, é bom que você passe-o em algum papel rascunho ou jornal. Assim você irá evitar arranhar o seu bolo falso.
Limpe o seu bolo falso com um paninho seco e comece a decorá-lo com os gizes coloridos. Use a imaginação e crie desenhos bem meigos para decorar a sua festa com uma composição bem diferente. Na hora de decorar o bolo, você pode até chamar a criançada para te ajudar nesta tarefa.
Bolo Fake de EVA
O EVA é um dos materiais prediletos para elaboração de bolos cenográficos, pois é facilmente moldável e pode ser fixado em qualquer tipo de superfície. Além disso, é super leve!
Bolo fake de isopor
O isopor é uma ótima opção pois você pode usar pasta americana e chantili para confeitar ou simplesmente fazer toda a decoração falsa com EVA e outros materiais.
Você pode encontrar discos de isopor já cortados para vender ou pode comprar as placas de 20 centímetros de espessura e cortar com estilete.
No vídeo acima é mostrado como encapar o EVA em um disco de isopor para ficar igualzinho a uma confeitaria com pasta americana.
Uma vez obtidos os discos de isopor, podem ser arredondados nas pontas e aparados para ficar ainda mais naturais. Esta base pode ser reaproveitada sempre que houver necessidade, garantindo uma boa economia de materiais na próxima decoração.
Bolo fake de tecido passo a passo
A decoração com tecido também é uma opção bem interessante para encapar o bolo, veja passo a passo neste vídeo.
Bolo fake de biscuit
Como último exemplo de decoração, veja como fazer uma linda confeitaria falsa com biscuit.
Exemplos de Bolo falso para decoração
Veja agora diversos bolos fake simplesmente incríveis para você admirar e experimentar. Este momento é super especial para você observar e ganhar inspiração para elaborar seus trabalhos. Especialmente se está se preparando para trabalhar com isso, pois estas referências serão as necessidades dos seus clientes.
Depois de montado, fica idêntico a um bolo super bem confeitado, basta aprender as melhores práticas de trabalho com EVA e o resultado vem lindo como este.
Não poupe sua criatividade para criar lindas decorações com tecidos, metais, pérolas e muito mais. Certamente fará muito sucesso.
Quem diria que estes lindos trabalhos são feitos exclusivamente com EVA e biscuit? Sem dúvida vão render fotos maravilhosas.
Aqui está um lindo exemplo de bolo falso para festa junina, muito bem decorado com pipocas e tecidos.
Este bolo com tema naval está realmente lindo. Repare o detalhe das cordinha, simplesmente sensacional!
Para bolos infantis fica ainda mais lindo pela possibilidade de se viajar na decoração, veja como este exemplo de bolo fake patrulha canina.
Bolo fake de casamento
Como dissemos anteriormente, com bolos fake há a possibilidade de criar modelos extravagantes e colocar eles me ambientes abertos sem receio. Aqui alguns exemplos super refinados de bolo fake de casamento. Vamos ver?
Olha que charme estes lindos bolos decorados com suculentas, algo que não seria possível com bolos reais.
Além disso é possível criar lindos bolos com formas, alturas e tamanhos diversos. Há diversas festas que o bolo é estragado por agum convidado incauto ou pequeno acidente, com o bolo fake não existe esta preocupação.
Vídeos de como fazer bolo falso
abaixo dois vídeos super legais para você compreender ainda mais as técnicas e escolher aquela que combina mais com sua necessidade, acompanhe.
Vídeo: bolo fake com isopor e EVA
Neste tutorial a artesã mostra um passo a passo muito rico em detalhes sobre como fazer um lindo bolo cenográfico usando isopor e EVA como materiais base;
Bolo falso com papelão e EVA
Em seguida, veja este outro tutorial com um bolo falso com a temática de princesa feito com papelão e EVA.
Se gostou não esquece de compartilhar com seus amigos e amigas ou se tiver alguma dúvida basta comentar abaixo. Agora é com você. Boa sorte na confecção deste bolo fake super legal!
a cobertura do bolo poderia ser mais atraente, como por exemplo massinha de biscuit ou modelar.
Boa ideia Nira!
Camila Fernanda disse:Parabe9ns pelo trabalho aamdos e pelo 3 ano de vida com muitas intervene7f5es As lutas veam mas a vitf3ria e9 nossa Parabe9ns de verdade que Deus possa estar olhando os vossos corae7f5es O novo layout ficou lindo estou acompanhando desde 2009, e esse e9 o melhor!
Olá, mais como é o nome dessas 3 caixinhas? e onde encontro?
Oi Natalia. Você pode encontrar estas caixinhas no centro da sua cidade. São caixas de papelão redondinhas que podem ser caixas de presente neste formato ou até mesmo caixas para guardar chapéus. :)
Seu tutorial é bem interessante, mas, o plural de chapéu é chapéus.
Escrever certo também é uma maneira de difundir conhecimento
Obrigado Karen, corrigimos. Um beijo!
Gostaria de encomendar um bolo falso personalizado.
É possível?
lindissimo, vou tentar faze-lo
bjs
AMEI. SENSACIONAL!!!!!!
Bom dia!!! Poderia me dar a dica do lugar que encontro essas caixas em SP???
Adorei o post de bolo fake!